Padrões de Qualidade Sucupira
O leite para seguir os padrões de qualidade, estar bom para o consumo e servir de matéria prima para a produção de queijos do laticínio, deve seguir, padrões de higiene, refrigeração e transporte. Dessa forma o leite na propriedade rural, deve ser manuseado em condições higiênicas, onde o ordenhador deve usar vestimentas limpas, higienizar as mãos e no caso de ordenhas mecânicas lavar a ordenha com detergente próprios para o procedimento antes de iniciar a operação. Os tetos das vacas devem ser lavados com água e secados com papel toalha.
Logo após a ordenha, o leite ordenhado deve ser alocado em tanques de expansão, esses, devem ser higienizados a cada coleta de leite, a temperatura do tanque deve ser de 2 graus a 4 graus.
Depois disso o produtor aguarda o caminhão que coleta de leite para o seu recolhimento nos tanques, sendo que ao chegar o motorista realiza o primeiro teste que verifica a qualidade desse leite por meio do teste de “alizarol”, esse teste demonstra a estabilidade e grau de acidez no leite, tendo em vista que o motorista do caminhão é ciente que não deve recolher o leite fora dos padrões de acidez e refrigeração, evitando assim, contaminação e homogeneização do leite de qualidade que já está alocado no caminhão. Se o resultado estiver nos padrões adequados, ele é recolhido pelo caminhão com tanques isotérmicos e transportado até a plataforma de recebimento da indústria de laticínios.
O leite é recebido pelos caminhões na indústria, que passa por testes mais rigorosos, que analisam fatores de PH, proteína, gordura, extrato-seco, extrato seco desengordurado, densidade, crioscopia, contagem bacteriana total, CCS, em seguida feito a seleção em tanque de resfriamento, e estocado em tanque isotérmico, com temperatura até 7 ° C.